Indicação clínica: O chumbo provoca a inibição da enzima coproporfirinogênio descarboxilase, levando ao aumento da coproporfirina nos eritrócitos e na urina. É uma alteração tardia e inespecífica, fornecendo níveis mais elevados significativamente, quando os valores de chumbo no sangue estão acima de 70,0 mcg/dl. A COPRO-U também pode estar aumentada em estado febris, anemia hemolitica e perniciosa, febre reumática, poliomielite, cirrose hepatica, e na presença de outros metais como Hg, Ag, Sb, Bi e Zn. Sua determinação deve ser usada para a triagem de casos de intoxicação inicial.
Orientações gerais: O paciente deve apresentar o pedido médico, documento de identificação com foto e carteira do convênio. Informar sobre o uso de medicamentos.
Preparo: Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções. Fazer higiene da genitalia com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato médio. Não colher em local de trabalho. Retirar o uniforme de trabalho antes da coleta. Utilizar frasco âmbar para coleta do material para proteger da luz.
Tipo material: Urina recente