Indicação clínica: O Cromo é irritante e corrosivo para pele e mucosas, devido a sua
capacidade de desnaturar proteínas e ácidos nucléicos. Nas exposiçíµes ocupacionais ocorrem dermatites de contato, eczemas, ulceraçíµes, rinite, asma brônquica e principalmente o câncer do trato respiratório, uma vez que sua principal via de absorção é a pulmonar. Os compostos de cromo atingem o trato respiratório nas formas de vapores, névoas, fumos e poeiras, nos seus diversos estados. O cromo é transportado pelo sangue para vários órgãos e tecidos, concentrando-se, especialmente, no fígado, rim, baço e pulmão. Na maioria dos alimentos encontram-se em baixas concentraçíµes.
Orientações gerais: O paciente deve apresentar o pedido médico, documento de identificação com foto e carteira do convênio. Informar sobre o uso de medicamentos.Informar se está exposto ocupacionalmente.
Preparo: Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções. Fazer higiene da genitalia com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato médio.Sendo a coleta feita em casa, trazer o material ao laboratório no prazo máximo de 1 hora. Não colher em local de trabalho. Retirar o uniforme de trabalho antes da coleta.
Tipo material: Urina recente (Urina de inÃcio ou final de jornada de trabalho).