Indicação clínica: Detecta a presença de mutaçíµes no gene pol. do HIV-1, que levam í
resistência í s drogas utilizadas no tratamento da infecção crônica, como os inibidores nucleosídeos e não nucleosídeos da transcriptase reversa, e aos inibidores da protease. Este teste está indicado para: determinar a droga anti-retroviral de escolha quando o paciente apresenta falência ao tratamento atual; avaliar o padrão do vírus infectante na fase aguda da infecção pelo HIV; avaliar o padrão de resistncia na mulher grâvida. Tanto os testes genotípicos quanto ao fenotípicos são pouco sensíveis a variantes minoritárias, presentes em um percentual abaixo de 20% do total da população viral. Como os métodos analisam os virus que estão se replicando ativamente no momento da amostragem, não são detectados vírus resistentes í s drogas í s quais o paciente foi exposto no
passado. A descontinuação da terapia leva í proliferação do tipo selvagem que pode enganosamente sugerir susceptibilidade.
Orientações gerais: O paciente deve apresentar o pedido médico, documento de identificação com foto e carteira do convênio. Informar sobre o uso de medicamentos.
Preparo: Jejum não obrigatorio
Tipo material: Sangue total (EDTA)