Indicação clínica: A metahemoglobina é formada pela oxidação do ferro da hemoglobina Fe2+ que passa para Fe3+. A metahemoglobina é incapaz de transportar o oxigênio, levando í cianose clínica com a síndrome de "sangue azul". A metahemoglobina constitui um indicador de exposição a anilina, embora não seja específica, pois também é indicador de exposição í outros amino ou nitrocompostos ou do uso de certos fármacos. A anilina produz ação local no tecido cutâneo e mucosas e após absorvida, depressão no SNC. O primeiro sintoma, comumente, é a cefaléia, e tende a se tornar mais intensa, na medida em que se agrava a metahemoglobinemia. O seu metabólito, a fenilhidroxilamina é o responsável, em grande parte, por suas açíµes metahemoglobinizantes.
Orientações gerais: O paciente deve apresentar o pedido médico, documento de identificação com foto e carteira do convênio. Informar sobre o uso de medicamentos.
Preparo: Jejum não obrigatorio. Recomenda-se coletar material ao final de jornada de trabalho. Evitar a primeira jornada de trabalho da semana.
Tipo material: Sangue total (EDTA/heparina)