30/06
A Santa Casa de JF é constantemente destacada por seus serviços e tratamentos inovadores e humanizados, além de ser formada por uma equipe de profissionais competentes e renomados. Mas, por trás disso tudo – e um dos fatores que geram uma série de elogios à instituição -, existe a política de transparência. Por meio dela e graças aos serviços que foram implementados, nota-se maior segurança e confiança dos usuários quanto a gestão, utilização de dados e ações. A Santa Casa de JF mantém canais, sites e regulamentos acessíveis que garantem um dos fundamentos mais importantes: a ética.
Um dos serviços que mostram a preocupação da Santa Casa de JF com a transparência é a utilização do método de Compliance. Esse termo significa agir de acordo com regras estabelecidas internamente. O que garante isso é o Sistema de Gestão de Integridade, que assegura o comprometimento de toda a instituição no cumprimento das leis, normas internas e boas práticas de governança. São três linhas bem definidas de atuação: prevenir, em que as regras são definidas; detectar, em que elas são estruturadas; e responder, em que as penalidades são executadas.
No Portal da Integridade, ficam disponíveis a todos o código de conduta, o acompanhamento de denúncia e o Canal de Integridade. É por meio do Canal de Integridade que a Santa Casa recebe relatos de ação e atitudes antiéticas, como fraude, corrupção, conflitos de interesse, assédio sexual ou moral, discriminação e violação a Direitos Humanos, infrações legais normativas e morais, dentre outros. Para garantir a preservação dos envolvidos e a transparência do processo, a plataforma foi elaborada de maneira exclusiva e é mantida por funcionários especializados e terceirizados – evitando, inclusive, conflito de interesse.
Para baixar o código de ética e conduta ou o manual do usuário e acessar o portal de integridade, acesse: santacasajf.org.br/integridade/
“Adotar um programa de conformidade é fator fundamental para organizações de saúde brasileiras garantirem transparência nas relações e segurança ao paciente. Na saúde, ouvimos falar sobre fraudes em Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs) e até de relações nebulosas entre alguns profissionais e a cadeia produtiva. O compliance se torna peça chave para a gestão estratégica de organizações que querem, acima de tudo, demonstrar essa transparência nas relações, tarefa que não é nada fácil, mas precisa ser encarada com dedicação”
Dr. Renato Loures
Presidente da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora
Apesar de constantemente serem confundidos, Canal de Integridade e Ouvidoria são coisas diferentes. Enquanto o primeiro é exclusivo para ações que fogem do regulamento, a ouvidoria é um canal que, além de tudo, foi pensado para agilizar o contato entre os usuários e a empresa, de maneira direta e, claro, humanizada.
A ouvidoria serve para o encaminhamento de críticas, elogios e sugestões referentes aos serviços oferecidos pela Santa Casa de JF. Isso pode ser feito por e-mail, telefone, pelo site ou presencial. Todas as demandas são encaminhadas para as partes competentes, que analisam e, quando necessário, resolvem as pendências.
Instalada há quase 10 anos na instituição, a ouvidoria já registrou cerca de 1740 atendimentos, tanto de convênio quanto do SUS. Esse número demonstra, também, a transparência da Santa Casa quanto a esses canais, constantemente divulgados, que, além de tudo, ajudam a inovar e melhor atender.
Para saber mais sobre a ouvidoria, acesse: santacasajf.org.br/ouvidoria
Sancionada em 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – Lei 13.709/2018 – determina a forma como os dados pessoais devem ser protegidos nos processos de coleta, registro, armazenamento, uso, compartilhamento, enriquecimento e eliminação. A Santa Casa de JF disponibiliza o Aviso de Privacidade em seu site, em que deixa claro, de forma transparente e objetiva, como os dados são tratados pela instituição.
Integrando tecnologia, processos e pessoas, a Santa Casa possui o Programa de Governança em Privacidade, que zela por boas práticas de privacidade, com a finalidade de fortalecer a cultura de proteção de dados pessoais. Além disso, a própria equipe é direcionada e preparada para lidar com eles, sempre de maneira clara e transparente.
O sistema da Santa Casa de JF é constantemente monitorado para haver o melhor tratamento dos dados, sem vazamentos, com a melhor tecnologia e de maneira rigorosa quanto aos princípios estabelecidos na Política de Privacidade e Proteção de Dados. Todos eles serão usados somente pela SCMJF e dentro dos limites mínimos e necessários.
Tratar os dados pessoais e sobretudo protegê-los é necessário para que a instituição consiga oferecer os serviços adequados, que atendam cada necessidade dos usuários e, com isso, fazer com que a experiência seja agradável e satisfatória, mas, principalmente, segura.
Para contactar o gestor de dados da Santa Casa de JF, acesse: santacasajf.org.br/lgpd/