Santa Casa JF forma 25 residentes

04/02/2022

No último dia 23 de fevereiro, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora formou 25 médicos residentes nas especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Endocrinologia/Metabologia, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Nefrologia, Neonatologia e Pediatria.

A solenidade iniciou com uma missa, direto da Capela Senhor dos Passos, celebrada pelos padres José Leles e José Custódio. Em seguida, os formandos dirigiram-se para o Salão Nobre da Instituição para receber o certificado de conclusão da Residência Médica. Além dos residentes, estiveram presentes preceptores, diretoria e outras lideranças do hospital. Todos os protocolos sanitários foram seguidos.

O presidente da Santa Casa e coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME), Dr. Renato Loures, destacou que o hospital se baseia no tripé Ensino, Pesquisa e Assistência. “Esse tripé faz com que a Instituição avance, melhore cada vez mais para prestar uma assistência de qualidade e melhor resolutividade”.

O desejo em ser pediatra acompanha o formando Guilherme Subirá desde a faculdade. “Aqui sempre foi um hospital que eu almejei cursar a residência, pois a estrutura é muito completa: tem serviço de neonatologia, serviço de urgência especializada, enfermaria muito rica”.

Apresentação das monografias

Durante o mês de fevereiro, os residentes apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso. Entre os temas das monografias, estavam “Análise de tempo de jejum pré-operatório em cirurgias eletivas ortopédicas da SCMJF” (Anestesiologia); “Gestação em paciente após transplante hepático: relato de caso” (Ginecologia/Obstetícia); e “Análise espaço temporal do tratamento cirúrgico da fratura do quadril em idosos de Minas Gerais” (Ortopedia/ Traumatologia), entre outros.

Galeria de vídeos