Cursos Livres da Escola de Enfermagem da Santa Casa

A Escola Técnica de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora está com inscrições abertas para cursos livres em 2022. São seis cursos diferentes para profissionais de saúde nas áreas de enfermagem, psicologia, fisioterapia etc.

Para se inscrever, o interessado deve entrar em contato com a secretaria da Escola das 8h às 16h, pelos telefones 3249-6601 / 98815-5581.

MORTE E LUTO: IMPACTOS PARA O PROFISSIONAL DE SAÚDE

Início das aulas:  19/03/22

Quem pode se inscrever? Estudantes e profissionais da saúde de nível técnico e superior (técnicos de enfermagem, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas etc.)

Carga horária: 40h

Objetivo: Apresentar os estágios vivenciados pelo paciente terminal e seus familiares, além dos tipos de luto; Enfatizar a importância do profissional da saúde junto ao paciente terminal, ressaltando a necessidade da promoção de um bom estado de saúde mental do profissional; Conduzir discussões em dinâmica grupal acerca da prática profissional, estressores, terminalidade e saúde mental. Articular temas com a realidade da Covid-19.

ATUALIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA SAÚDE MATERNA E NEONATAL

Início das aulas: 19/03/22

Quem pode se inscrever? Profissionais de enfermagem (enfermeiros, graduandos em enfermagem, técnicos de enfermagem e estudantes do curso técnico em enfermagem).

Carga horária: 80h - Sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h (aulas remotas e presenciais)

Objetivo: Formação técnica em promoção da saúde, a prevenção de doenças e de incapacidades relacionadas ao puerpério; Aprimorar as habilidades profissionais da prática, valorizando o relacionamento profissional com o trinômio Mae/RN/Família; Estimular o profissional a ser um multiplicador de informações pertinentes aos cuidados prestados em domicílio, evitando principais complicações tardias ligadas ao ato de parir; Preparar tecnicamente o profissional para condutas nas principais urgências obstétricas; Preparar tecnicamente o profissional para condutas nas principais urgências neonatais;

ATUALIZAÇÃO DE ENFERMAGEM EM UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA

Início das aulas:  23/04/22

Carga horária: 80 h - Sábados alternados, das 8h às 12h e das 13 às 18h. (aula presencial).

Objetivo: Qualificar profissionais de enfermagem nas práticas de atenção ao recém-nascido de alto risco, desenvolvendo ações que primam pela qualidade de vida do neonato, traçando planos de cuidados humanizado nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.

QUALIFICAÇÃO EM FERIDAS E CURATIVOS

Início das aulas:  07/05/22

Quem pode se inscrever? Alunos do curso técnico de enfermagem, acadêmicos de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros.

Objetivo: O curso irá fornecer ao profissional, acadêmico e estagiário de Enfermagem compreender as principais características e funcionamento da pele e anexos. Possibilitando a compreensão sobre as fragilidades da integridade da pele, e assim identificando possíveis fatores envolvida no processo de envelhecimento e cuidado com a pele. Levando o profissional a compreender todo o processo e fases da cicatrização desde a hemostasia, regeneração e regeneração do tecido. Conhecendo os tipos de feridas e o processo de avaliação das lesões.

Carga Horária: 40h - Sábados 8h às 12h e 13 às 17h e domingos 8h às 12h (aulas remotas e presenciais).

QUALIFICAÇÃO EM CENTRO CIRÚRGICO E CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO

Início das aulas: 14/05/22

Quem pode se inscrever? Profissionais e estudantes técnicos de enfermagem e acadêmicos e graduados em enfermagem.

Carga horária: 80 h

Objetivos: Capacitar técnicos de enfermagem a atuarem em Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-anestésica e Central de Esterilização com vistas à gestão da qualidade e da segurança do paciente e ao trabalho da equipe multiprofissional; Habilitar os técnicos de enfermagem para o cuidado ao paciente cirúrgico nos períodos pré, intra e pós-operatório; Habilitar os técnicos quanto aos procedimentos de esterilização, equipamentos e legislações relacionadas a CME.

QUALIFICAÇÃO EM SEGURANÇA DO PACIENTE

Início das aulas: 13/08/22

Carga Horária: 60h - Sábados alternados 8h às 12h e 13 às 17h e 7 domingos 8h às 12h (aulas remotas e presencial)

Objetivo: Organizar os conceitos e as definições sobre segurança do paciente e apresentar medidas para reduzir os riscos e evitar os eventos adversos.