20 de março - Dia Nacional da Atenção à Disfagia

A disfagia é a dificuldade para deglutir alimentos, secreções, líquidos ou saliva, desde o seu trajeto inicial na boca até a sua transição do esôfago para o estômago.

Para alertar a população e profissionais sobre seus riscos, além de ampliar o debate a respeito da importância do diagnóstico e tratamento precoces, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) comemora do Dia Nacional de Atenção à Disfagia em 20 de março.

No ambiente hospitalar, a broncoaspiração é um dos principais indicadores de disfagia e pode causar complicações clínicas, morbimortalidade, além de prolongar o tempo de internação. Segundo a SBFa, a disfagia pode estar presente em 16% da população entre 70-79 anos e pode ser ainda maior em pacientes hospitalizados.

Em pacientes com sonda ou com algum tipo de auxílio respiratório, por exemplo, “muitas vezes, a alimentação é por sonda, quando o paciente sai da intubação nós avaliamos para verificar se há condição de retorno para via oral, ou se ainda tem que ficar com a sonda por risco de aspiração”, explica a coordenadora do serviço de fonoaudiologia da Santa Casa de Misericórdia, Renata Jacob.

Para marcar a data, no dia 21 de março as fonoaudiólogas da Santa Casa farão campanha educativa no hospital com distribuição de panfletos e orientações sobre a disfagia.

Fique atento aos sinais

Todavia, a disfagia não acomete somente pacientes hospitalizados, por isso, é importante reconhecer os sinais e, se necessário, procurar serviço de saúde. Os principais sinais de disfagia são tosse, engasgo e sensação de bolo na garganta; recusa alimentar e perda de peso; alimentos e saliva que escapam da boca; pneumonias de repetição e febre sem causa aparente.

Já o diagnóstico é realizado por avaliação fonoaudiológica e o tratamento é através de exercícios musculares, estimulações sensoriais e treinos com consistências alimentares diferentes.