COMUNICADO AOS PACIENTES – CAMPANHA CHEGA DE SILÊNCIO

Prezados (as);

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora informa que no dia 19 de abril de 2022, todos os atendimentos eletivos, não urgentes, agendados, serão reprogramados para novas datas com brevidade. A paralisação será de 24h para cirurgias eletivas, oncologia e exames realizados através do Sistema Único de Saúde – SUS.

Os atendimentos de urgência e emergência e nosso Pronto Atendimento seguirão em atendimento normalmente.

Todos os pacientes estão sendo informados e seus atendimentos reprogramados.

Esse ato simbólico está atrelado a campanha nacional CHEGA DE SILÊNCIO capitaneada pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil com objetivo de alertar a sociedade civil, os poderes legislativo, executivo e judiciário nas esferas municipais, estaduais e federal, sobre a maior crise da saúde.

Gestores, hospitais e profissionais de saúde, se unem nessa iniciativa na busca por um financiamento justo para o setor.

Graves problemas financeiros são velhos conhecidos das Santas Casas e hospitais filantrópicos, em função do nível de endividamento e, claro, do subfinanciamento do SUS, problemas que culminaram, nos últimos seis anos, no fechamento de 315 hospitais filantrópicos. A situação, porém, se agravou ainda mais com a pandemia, que elevou a demanda e os custos, fazendo com que a dívida do setor já chegue a mais de R$ 20 bilhões.

Os hospitais filantrópicos formam a maior rede hospitalar do SUS. Dispõem de 169 mil leitos hospitalares, 26 mil leitos de UTI e atendem a mais de 50% da média complexidade do SUS e 70% da alta complexidade.

Contamos com a compreensão de todos e solicitamos o apoio à nossa Campanha que busca a manutenção da assistência à população.

Galeria de vídeos