Santa Casa JF forma Comissão de Cuidados Paliativos

07/06/2022

Cuidado Paliativo é a assistência promovida por uma equipe multidisciplinar com o objetivo de melhoria na qualidade de vida do paciente e de seus familiares diante de uma doença que ameace a vida, por meio de prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento da dor e dos demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. Na Santa Casa de Juiz de Fora existe uma comissão composta por médico, fisioterapeuta, enfermeiras, nutricionista, assistente social, farmacêutica, fonoaudióloga e psicóloga focada nesses cuidados.

O anseio em criar esta comissão de cuidados paliativos dentro do hospital surgiu da vontade expressa dos profissionais envolvidos diretamente, ou não, nos cuidados dos pacientes. Criar uma comissão de cuidados paliativos é, de certa forma, uma maneira de tentar ajudar esses pacientes e familiares a estarem amparados na vivência do processo da doença. Diante deste cenário, e da necessidade de aprimorarmos nossos cuidados, a comissão foi criada para atender esta população de pacientes.

Humanizar e especializar o cuidado melhora a qualidade de atendimento no sistema de saúde dando aos profissionais da área uma melhor compreensão e capacitação no entendimento do processo evolutivo de doenças crônicas e sem cura. O objetivo, no âmbito hospitalar, é identificar precocemente os pacientes candidatos a cuidados paliativos, atendê-los e a seus familiares de maneira individualizada e especializada; acompanhar e auxiliar o médico assistente no melhor controle dos sintomas e condução de intercorrências, realizar conferências familiares, se for necessário, além de ampliar e difundir o conhecimento sobre cuidados paliativos para toda a equipe de colaboradores da Instituição.