29/03

Um anjinho passou por aqui

 

Março é lembrado como mês de conscientização das Trissomias. Desde o ano de 2006, o mês dá visibilidade ao tema, com o objetivo de reduzir o preconceito e abraçar as diferenças.

Em 2020, Pedro Lúcio, paciente do SUS, foi um pequeno grande guerreiro; portador da síndrome de Edwards - que é uma alteração no cromossomo 18 – ele nasceu e foi tratado na Santa Casa, recebendo todo o carinho dos nossos profissionais e da família.

Mônica, sua mãe, deu um testemunho de fé e esperança ao cuidar do filho, aproveitando cada momento ao lado dele, cuidando da melhor forma que pôde, fazendo o que estava a seu alcance e com alto astral, apesar da delicadeza do quadro. Pedro Lúcio também possuía cardiopatia grave. Na ocasião do tratamento, nós conversamos com Mônica, que estava feliz por celebrar o primeiro aniversário do filho, ainda internado: “Faço tudo o que posso por ele, vivo um dia de cada vez e aproveito cada momento. Falaram que ele não faria um aniversário, e recentemente comemoramos seu primeiro aninho, foi um momento muito especial”.

O tratamento recebido na Santa Casa permitiu com que Pedro Lúcio tivesse uma sobrevida muito boa. A enfermeira coordenadora, Fabiana Valadares, acompanhou de perto o menino: “As equipes cuidaram muito bem dele, a família deu todo apoio necessário, a mãe vinha visitá-lo todos os dias, com um astral legal, o pai também. O irmão vinha visitá-lo aos domingos. Isso foi muito importante.”

Pedro Lúcio teve uma sobrevida de um ano e dez meses. O acolhimento dado pela família e por nossas equipes foi importante para o sucesso do tratamento, sendo feito totalmente via SUS. A presença desse anjinho e de sua família na Santa Casa, fortaleceu nossa causa e nos deixou com mais disposição em difundir o tema, para que não existam preconceitos e a conscientização acerca das trissomias seja maior. 

 
 
 

Outras Novidades

1 2 3 4 5 > >>

Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo