Santa Casa ganha maior sistema de aquecimento solar

Estimativa é que Hospital economize 380 mil/ano e 70% de energia elétrica

A Santa Casa de Juiz de Fora recebe nesta segunda, 15 de agosto, um sistema de aquecimento por meio do Programa Energia Inteligente, devido à parceria entre Governo de Minas e Cemig. O Hospital terá o maior sistema de aquecimento solar já instalado em uma única unidade consumidora da América do Sul que beneficiará milhares de pessoas.

O sistema de aquecimento solar possui 1.270 m² de placas coletoras e 10 reservatórios com capacidade para armazenar 66 mil litros de água quente. É o maior investimento destinado a um projeto que atende a uma única instituição, totalizando R$ 2 milhões.

O sistema possui dois subsistemas, um para o vestiário dos funcionários e outro para o prédio principal. A composição dos equipamentos dos vestiários é de 126 placas coletoras e 2 reservatórios com capacidade total para armazenar 10 mil litros de água quente. O sistema principal terá 509 m² de placas e armazenamento para 56 mil litros de água quente.

Na solenidade, serão entregues 70 placas coletoras, um reservatório de 5 mil litros e todo o material hidráulico do sistema dos vestiários. Os equipamentos sairão às 15 horas da Cemig, na Rua Espírito Santo, 354, Poço Rico, até à Santa Casa, na Rio Branco, 3.353, Passos.

Mensalmente, a Santa Casa cerca de 11 mil pacientes. Possui 508 leitos e realiza 1.690 internações/mês e 1.236 cirurgias. O sistema proporcionará redução de R$ 380 mil nos custos de energia por ano.

Este sistema chega em momento oportuno. Hoje, trabalhamos em prol de uma nova Santa Casa com excelência nos processos e qualidade no atendimento. Nos preocupamos com a sustentabilidade do planeta, e poder utilizar este recurso é uma conquista ímpar para nossa Instituição”, afirma o presidente da Santa Casa, Dr. Renato Villela Loures.