Parque da Saudade
Parque da Saudade
Fundado em 1976, o Cemitério Parque da Saudade foi idealizado pelo então provedor da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, Dr. Geraldo Majela de Abreu, em colaboração com a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, através da Lei nº 3.566, de 29 de setembro de 1970. Este local foi concebido para proporcionar um ambiente sereno e acolhedor, onde o conceito de cemitério-jardim oferece uma atmosfera tranquila e rodeada pela natureza.
O que é um Cemitério-Jardim?
O cemitério-jardim caracteriza-se por seus amplos gramados, onde as áreas de sepultamento são harmoniosamente integradas ao paisagismo. Em vez de monumentos e ornamentos, os jazigos são adornados apenas por discretas placas de granito, garantindo uma aparência uniforme e natural ao espaço. O Parque da Saudade conta com sete setores, chamados Jardins (Ipês, Rosas, Violetas, Palmeiras, Oliveiras, Magnólias e Acácias), subdivididos em quadras, onde os jazigos são organizados de forma horizontal e subterrânea, permitindo um descanso final em um ambiente bonito e tranquilo.
Estrutura e Serviços
O Parque da Saudade oferece uma infraestrutura completa, moderna e informatizada, pensada para facilitar o atendimento às famílias e oferecer um espaço de respeito e tranquilidade. São cinco capelas de velório confortáveis, equipadas com sanitários, copa e leitos, proporcionando o apoio necessário neste momento. Além disso, há uma cantina que funciona 24 horas, oferecendo um ponto de apoio aos visitantes.
Orientações para Velórios e Sepultamentos
Em caso de velórios e sepultamentos, siga estas orientações para facilitar o processo:
- Obter a declaração de óbito junto ao médico ou hospital e, em situações indicadas, também o atestado médico.
- Dirigir-se ao serviço funerário, portando a declaração de óbito e o contrato de concessão do cemitério (se já for concessionário) para providenciar o transporte funerário.
- Ligar para o cemitério pelo telefone (32) 3229-2701, disponível 24 horas, para reservar uma das capelas de velório.
- Dirigir-se ao cartório de registro civil para obter a guia de sepultamento ou atestado de óbito.
- Comunicar ao cemitério, com antecedência mínima de quatro horas, o horário desejado para a inumação.
- Apresentar a guia de sepultamento ou o atestado de óbito (original ou cópia autenticada) antes da inumação.
A reserva das capelas é intermediada pelas funerárias, desde que a família possua contrato com o Parque da Saudade ou plano funerário conveniado. Todo o atendimento é facilitado por um sistema informatizado, garantindo agilidade e respeito ao tempo necessário para novos sepultamentos.
O Parque da Saudade está de portas abertas para acolher com respeito e cuidado as famílias, oferecendo um ambiente sereno e dignificante para a despedida de seus entes queridos.