DIREÇÃO DE ENSINO DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE JUIZ DE FORA.
1. A DIREÇÃO DE ENSINO DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE JUIZ DE FORA, subordinada diretamente à Presidência do Conselho de Administração, é um setor de aprendizagem que congrega profissionais de diferentes áreas da saúde com o objetivo de planejar, desenvolver e avaliar os resultados de atividades técnico-científicas de ensino, pesquisa e extensão, visando o conhecimento e melhor qualificação dos colaboradores internos da Instituição.
A Direção de Ensino é chefiada por:
- Diretor de Ensino: Dr. Áureo de Almeida Delgado
- Vice-Diretor de Ensino: Dr. Gláucio Mendes Franco
Os Cargos de Diretor e Vice-Diretor de Ensino são de livre escolhas e nomeação do Presidente do Conselho de Administração.
Estão vinculados à Direção de Ensino os setores:
- Comissão de Residência Médica (COREME);
- Coordenação de Residências Médicas;
- Escola de Enfermagem;
- Centro de Epidemiologia, Estatística e Pesquisa (CEEP);
- Cursos de Pós-Graduação “Lato Sensu”;
- Coordenações Setoriais;
- Biblioteca da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.
São competências da Direção de Ensino:
- Planejar, incentivar, promover e divulgar a realização de trabalhos científicos;
- Pleitear a concessão de estágios em áreas específicas da saúde;
- Promover e supervisionar reuniões científicas (Jornadas Médicas), Cursos de Especialização “Lato Sensu” e de Extensão, no âmbito da SCMJF;
- Participar das atividades do planejamento e execução científica da COREME e dos Internatos;
- Coordenar estágios curriculares e extracurriculares;
- Incentivar, coordenar e supervisionar o desenvolvimento de projetos de extensão que visem a melhoraria da qualidade dos serviços prestados pela da SCMJF;
- Proporcionar meios de estudos através de acervo atualizado, revistas científicas e bibliotecas virtuais na área da saúde.
As competências são exercidas, incentivadas e promovidas pelo Diretor de Ensino e na sua falta pelo Vice-Diretor.
2. SETORES VINCULADOS Á DIREÇÃO DE ENSINO.
2.1 COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA (COREME)
A Comissão de Residência Médica – COREME, da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, é uma instância auxiliar da Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM e da Comissão Estadual de Residência Médica - CEREM, estabelecida em instituição de saúde que oferece programa de residência médica, para planejar, coordenar, supervisionar e avaliar os programas de residência médica da instituição e os processos seletivos relacionados, nos termos do Decreto nº 7.562, de 15 de setembro de 2011. A COREME é o órgão responsável pela emissão dos certificados de conclusão de programa dos Médicos Residentes, tendo por base o registro no sistema de informação da CNRM.
A COREME da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora é um órgão colegiado constituído por:
- um Coordenador e um Vice-Coordenador;
- um representante do Corpo Docente/Supervisor, por programa de residência médica credenciado junto à Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM;
- um representante do Conselho de Administração da SCMJF e
- um representante dos médicos residentes por programa de residência médica.
Atualmente o Coordenador da COREME é o Dr. Renato Villela Loures e o Vice-Coordenador é o Dr. Cícero de Lima Rena.
3. CENTRO DE EPIDEMIOLOGIA, ESTATÍSTICA E PESQUISA CEEP
O Centro de Epidemiologia, Estatística e Pesquisa – CEEP, é um órgão que tem como objetivo primordial supervisionar e gerenciar a execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão. É dirigido por um médico efetivo ou consultor, indicado pelo Diretor de Ensino. O CEEP compreende os setores de ensino, pesquisa, divulgação e apoio didático-pedagógico. São membros efetivos do CEEP os médicos do Corpo Clínico da SCMJF e os demais profissionais da área de saúde que estejam participando das atividades de ensino e pesquisa ou que manifestem o seu interesse. São temporários do CEEP os Médicos Residentes, Acadêmicos Internos e Credenciados.
4. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
Cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país. Os cursos de especialização são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação. A Santa Casa ministra alguns cursos na área de Saúde, por si mesma e outros em Convênio com Instituições de Ensino públicas e privadas.
5. COORDENAÇÕES SETORIAIS
São consideradas Coordenações Setoriais aquelas que representam as categorias Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço de Nutrição e Dietética e Serviço Social.
6. BIBLIOTECA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE JUIZ DE FORA
Biblioteca na definição tradicional do termo, é um local em que são guardados livros, documentos tridimensionais, e demais publicações para o público estudar, ler, e consultar tais obras. Desta forma, os três objetivos das bibliotecas são:
- Guarda dos livros e demais publicações em local livre de perigo, onde não sejam roubados, incendiados e demais perigos;
- A conservação, que não sejam estragados porque o público manuseia constantemente as obras, ou porque os documentos ficam úmidos, quentes e ou em situações similares;
- A organização segundo algumas regras para catalogar e arquivar as obras impressas, com intuito de que seja possível de se encontrarem de maneira imediata por meio de classificações como autor, assunto, ou diferente caraterística de importância.
A Biblioteca da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora contempla estes três princípios plenamente: todos os livros e revistas estão devidamente catalogados e guardados em lugar seguro. A bibliografia existente é suficiente para dar suporte aos Médicos Residentes e a todo o Corpo Clínico da Santa Casa. Conta com uma ampla mesa para estudo e trabalhos em grupo e o suporte de 06 (seis) computadores. Está aberta das 7 horas às 18 horas de segunda a quinta feiras, e 7 horas às 17 horas às sexta-feira. A frequência média é de 50 eleitores/dia.
7. CONVÊNIOS PARA ESTÁGIOS ACADÊMICOS E DE MÉDICOS RESIDENTES
A Santa Casa de Misericórdia possui vários convênios para o desenvolvimento das atividades práticas de ensino e pesquisa:
7.1 PARA ACADÊMICOS:
- Convênio UFJFxSCMJF – Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Serviço Social.
- Convênio UFJFxSCMJ – Ginecologia e Obstetrícia.
- Convênio UNIPACxSCMJF – Internato – Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria.
- Convênio UFVxSCMJF – Nutrição
- Convênio UniAcademiaxSCMJF - Enfermagem
7.2 PARA MÉDICOS RESIDENTES:
- Convênio UFJFxSCMJF – Hospital Universitário.
- Convênio UFJFxSCMJF – Ginecologia e Obstetrícia
- Convênio FHEMIGxSCMJF –
- Convênio HMTJxSCMJF – Endocrinologia e Metabologia e Clínica Médica
- Convênio OncológicoxSCMJF – Cirurgia Geral