TINTA DA CHINA - NANKIM

Indicação clínica: A doença criptococose atinge primariamente os pacientes com imunodeficiência das células T, em especial, portadores de AIDS e neoplasias. O criptococos é uma levedura encapsulada. Sua infecção inicia-se com infecção pulmonar, sendo assintomática e totalmente resolvida em imunocompetentes. Em imunodeprimidos, a infecção espalha-se por pulmíµes, ossos, rins, fí­gado, pele, e em especial no sistema nervoso central. O exame microscópico direto permite diagnóstico rápido do criptococos no lí­quor (meningites) e outros materiais (escarro, lavado brônquico, lavado broncoalveolar, etc).
Orientações gerais: O paciente deve apresentar o pedido médico, documento de identificação com foto e carteira do convênio. Informar sobre o uso de medicamentos.
Preparo: Procedimento medico
Tipo material: Escarro, lavado brônquico, líquor e outros líquidos corporais.

« Ver todos