Podemos definir o Evento Adverso (EA) como evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente.
A gestão de Incidentes e Eventos Adversos é fundamental e faz parte do estabelecimento e sustentação da cultura de Segurança na Instituição, que é definida como um conjunto de valores, atitudes, competências e comportamentos.
Estes valores determinam o comprometimento com a gestão da Saúde e da Segurança, substituindo a culpa e a punição pela oportunidade de aprender com as falhas e melhorar a atenção à saúde.
Na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) trabalha buscando a transparência, orientando sempre as equipes sobre a importância da notificação dos eventos adversos, realizando a busca ativa em prontuário e realizando ações de melhoria para evitar a reincidência de erros.
O objetivo do NSP com a notificação de EA é promover saúde com qualidade e segurança a curto e longo prazo durante o tratamento, visando sempre a promoção e prevenção da saúde e atuando com comprometimento no bem estar dos nossos pacientes.
Por Samyra Mansur, enfermeira do NSP