21/11
“Nunca pense que já está bom. É aí que se corre o risco de errar”, disse o diretor médico do Hospital Adventista de Manaus, Dr. Marcello Niek, em palestra sobre a Gestão Hospitalar Participativa, ministrada no Salão Nobre da Santa Casa de Juiz de Fora (SCMJF) na manhã do dia 19. Dr. Marcello veio a Juiz de Fora a convite da Santa Casa. “É muito bom estar num lugar onde se produzem resultados tão significativos quanto aqui”, disse o diretor. “Um motivo de menção honrosa a este hospital é o fato de ele ter – além da assistência – ensino e pesquisa”.
Segundo o Núcleo de Educação em Serviço (NES), 106 colaboradores - entre gestores, gerentes e coordenadores - participaram da palestra
Sob a ótica da proposta da Nova Política Nacional de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde, Dr. Marcello Niek apresentou aos presentes a Gestão Participativa, dando especial ênfase ao artigo 16, que descreve seus itens definidores. “A Gestão Participativa é um grande desafio porque não depende de receita e nem de conhecimento, mas sim de pessoas”, disse ele. Este modelo de gestão preconiza um sistema de equilíbrio entre os eixos administrativo e clínico, principalmente por meio do compartilhamento de informações. “A transparência gerencial transmite confiança e traz resultados muito positivos na busca por soluções integradas. (...) É no conflito cognitivo que se gera conhecimento”.
"É no conflito cognitivo que se gera conhecimento", explicou Niek, sobre a aplicação prática da Gestão Hospitalar Participativa.
Para dar suporte ao compartilhamento de informações, Niek corroborou a importância de um sistema de informação que integre as práticas gerenciais e operacionais dentro de uma perspectiva única, que privilegie a assistência ao mesmo tempo em que promove a eficiência nos resultados administrativos. O PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) foi citado por ele como ferramenta fundamental de negócios: “O Prontuário Eletrônico é solução de grande parte dos problemas de gestão. O registro correto das informações deve ser obsessão, pois é a única defesa da instituição”.
O diretor da Santa Casa, Dr. Renato Villela Loures, ao lado do palestrante convidado, Dr. Marcello Niek, diretor médico do Hospital Adventista de Manaus
Segundo o Núcleo de Educação em Serviço (NES), 106 colaboradores – entre gestores, gerentes e coordenadores – participaram do evento. Após a palestra, o presidente da Santa Casa, Dr. Renato Villela Loures, contextualizou o momento vivido pelo Hospital: “Estes conceitos já estão sendo buscados pela Santa Casa na prática”. Além disso, o ele anunciou que a Instituição se prepara para remunerar a partir do princípio da meritocracia.
Minicurrículo do palestrante
Dr. Marcello Niek Machado Leal é médico especialista em Diagnóstico por Imagem, com formação em Análise de Sistemas. Possui MBA em Gestão Empresarial e Pós-Graduação em Gestão de Projetos.
Dr. Niek desenvolve atividades na área de gestão de sistemas hospitalares e consultoria em gestão hospitalar há mais de 10 anos, participando de projetos de construção de software, implantação de sistemas e programas de gestão, além de inúmeras palestras e treinamentos ministrados em todo o país.
Atualmente, além de trabalhar como médico em Belém-PA, assessora em nível estratégico a alta administração do Hospital Adventista de Manaus e integra a equipe da MV como Assessor Estratégico para Gestão Clínico-Hospitalar e é Líder de Projeto da Equipe de Prontuário Eletrônico, ajudando a promover a visão das melhores práticas de gestão nos produtos da empresa.