Este documento tem por objetivo orientar os fornecedores, norteando a relação entre os envolvidos e visando agregar valor ao negócio, baseando-se na política de Gestão de Fornecedores/Prestadores/Terceiros que define critérios e processos para seleção, qualificação e avaliação de fornecedores e aquisição de produtos e serviços.
O Objetivo do setor é gerar resultados por meio da aquisição de bens e serviços, através de parceiros idôneos que apresentem a melhor relação custo x benefício, o menor risco, dentro dos prazos e qualidade exigidos. Suprir a instituição com fluxo seguro na aquisição de insumos necessários ao pleno funcionamento do hospital.
Os colaboradores comprometem-se, na condução dos processos de contratação e gestão de contratos, bem como no relacionamento com fornecedores de materiais, produtos, bens e serviços, respeitar os princípios definidos nas Políticas Institucionais.
Todas as compras e contratações seguem os princípios regulamentados conforme legislações e
procedimentos descritos.
Os processos adotados pela SCMJF visam garantir a imparcialidade, transparência através das
modalidades adotadas, avaliando a capacidade de atendimento de critérios de qualidade, técnicos,
financeiros, prazos e conformidade com a legislação.
A responsabilidade das aquisições e contratações de bens e serviços é do setor de Licitação e
Compras, cabendo às demais áreas especificar, qualificar tecnicamente, os bens e serviços a
serem adquiridos.
A Santa Casa conta com a atuação das comissões técnicas no suporte para definição de requisitos
técnicos pertinentes aos bens e insumos adquiridos.
Ordem de Compra é o documento que efetiva a aquisição de produtos ou serviços. Nela são descritas as condições de fornecimento e as características dos produtos a serem fornecidos (descrição completa, forma de apresentação, marca, quantidade, valor unitário, descontos concedidos, impostos incidentes e valor total).
Contrato documento que formaliza a negociação, entre a SCMJF e Fornecedor. • A formalização do contrato se dará mediante a assinatura dos representantes legais da contratante e contratada.
As entregas devem obedecer às definições contidas na Ordem de Compra ou no Contrato, bem como os locais e horários praticados pela SCMJF. É obrigatório a indicação do lote, validade e nº da ordem de compra na nota fiscal.
Dados para emissão de Nota Fiscal:
✓ Razão Social: Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora
✓ CNPJ 21.575.709/0001-95
✓ Endereço de entrega e faturamento - Avenida Barão do Rio Branco, 3353 - Passos - CEP
36.021-630 Juiz de Fora - MG
Horário de entrega:
✓ Almoxarifado central – 2ª a 5ª feira, das 08:00h às 11:00h e 14:00h às 17:00h / 6ª feira
08:00h às 11:00h e 14:00h às 16:00h.
✓ Almoxarifado manutenção: de 2ª a 5ª feira das 08:00h às 11:00h e 13:00h às 17:00h, 6ª
feira das 08:00h às 11:00h e 13:00h às 16:00h.
✓ Almoxarifado nutrição: de 2ª a 6ª feira das 08:00 às 11:00h e 13:00 às 15:00h / sábados:
08:00 às 13:00h.
✓ Laboratório de imunologia: avenida barão do rio branco, 3500 – 12º andar de 2ª a 5ª das
08:00h às 16:00h e 6ª feira das 08:00h às 15:00h.
Em caso de necessidade de medicamentos ou materiais médico-hospitalares de urgência, permitimos a entrega na Farmácia Central nos horários: 2ª a 6ª feira, das 07:00h às 19:00h e Sábados de 07:00h a 12:00h, fora desses horários somente com autorização da Coordenação da Farmácia.
Almoxarifado Central / Manutenção: edney.santos@santacasajf.org.br
Medicamentos: cicero.moreira@santacasajf.org.br
OPME Geral: consignados14@santacasajf.org.br
OPME Hemodinâmica: opme.hemodinamica@santacasajf.org.br
Na entrega, os produtos que não atenderem aos requisitos especificados serão devolvidos na
sua totalidade, constando o motivo no verso da Nota Fiscal.
Quando se tratar de devolução posterior ao recebimento, o fornecedor será comunicado e a
devolução será acompanhada da respectiva Nota Fiscal de Devolução emitida pela SCMJF.
Para fins de avaliação do fornecedor, as Intercorrências serão registradas no sistema de gestão
estratégica e enviadas por e-mail.
São considerados fornecedores críticos aqueles que podem afetar a qualidade (impacta diretamente no atendimento e na satisfação do cliente) tem potencial para conduzir dano aos clientes, ao patrimônio e que possa colocar em risco a continuidade operacional da Instituição e que se não acompanhados, podem comprometer de forma relevante a assistência direta ao paciente ou a manutenção de serviços essenciais de apoio.
Os fornecedores serão selecionados de acordo com o tipo de necessidade da Instituição. Para facilitar a gestão deles, quando cadastrados, são identificados de acordo com o grupo de produtos que fornece: fornecedores de materiais e medicamentos, fornecedores de Gêneros Alimentícios, fornecedores de OPME, conforme padrões do sistema de gestão MVSoul.
É reservada a SCMJF a inclusão de novos fornecedores assim como a inativação de
fornecedores que não atendam aos requisitos estabelecidos para qualificação. A SCMJF utiliza
plataforma eletrônica de compra, onde estão disponibilizados os documentos necessários para
participação nos processos, para compras realizadas fora da plataforma, solicitamos que envie
os documentos digitalizados para o e-mail do comprador solicitante.
Os Documentos exigidos para todos os fornecedores estão descritos nas Fichas de cadastrais que
foram elaboradas em conformidade com a área técnica e seguem os requisitos legais por ramo de
atividade, podendo ser solicitado documentos complementares ou descartado sempre que
necessário.
A avaliação dos fornecedores é baseada em indicadores de desempenho, visando atender
requisitos de qualidade determinados pela Santa Casa.
Durante fornecimento do produto ou prestação de serviço, os fornecedores passarão por
processos de monitoramento e serão avaliados de acordo com seu nível de criticidade.
Para cada segmento temos critérios definidos, conforme modelos padronizados, visando
garantir a qualidade do serviço prestado e entrega de produtos.
Para qualificação de fornecedores e efetivo acompanhamento durante o relacionamento
comercial, para fornecedores críticos, será efetuada visita técnica a cada 2 anos ou por demanda
por uma equipe da SCMJF, cuja função será validar as condições de fornecimento.
Os fornecedores são avaliados e selecionados para visita técnica de acordo com a classificação
ABC em que estão inseridos. Na curva A se enquadram os fornecedores que, cumulativamente
representam até 70% do volume financeiro de aquisições, por isso considerados de maior
relevância e caracterizados como críticos.
No mês de janeiro de cada ano será feita a análise e o agendamento de visitas àqueles
necessários. O parâmetro de verificação é o da Curva ABC por Grupo, considerando para
geração da mesma os últimos 12 meses.
São avaliados os seguintes grupos: Medicamentos, Materiais Hospitalares, Material Laboratório
de Análises Clínicas, Gêneros Alimentícios, OPME e Prestadores de Serviços envolvidos
diretamente com a assistência hospitalar ou apoio essencial.
Quando os fornecedores forem fabricantes, não há necessidade de efetuar Visita Técnica,
porém, é preciso avaliar seu desempenho seguindo a metodologia estabelecida no item 3.2.4.
Para o grupo de Gêneros Alimentícios, são considerados críticos todos os fornecedores de Carnes,
Hortifrutigranjeiros, Pães, Leites e derivados, não obedecendo necessariamente a Curva ABC. Da
mesma forma, para o grupo de Serviços, são considerados críticos todos os fornecedores
envolvidos diretamente com a assistência hospitalar ou apoio essencial, não obedecendo
necessariamente a Curva ABC.
No momento da visita serão verificados os itens constantes do Check List visita técnica.
Após a visita técnica, os relatórios serão arquivados com o parecer e recomendações aos
fornecedores, para registro e consulta futura.
A intercorrência ao Fornecedor Externo é uma ferramenta utilizada na gestão de fornecedores para tratar questões voltadas a qualidade dos produtos e serviços, não conformidades identificadas em visitas técnicas e auditoria interna em terceiros. Os relatos são direcionados aos fornecedores que devem responder em até 3 dias úteis, identificando a causa raiz e apresentando ações corretivas ou de melhoria.
O IDF é composto pelas avaliações das entregas de produtos e serviços, visitas técnicas e Intercorrências geradas ao longo do período, anualmente, após compilação dos dados divulgamos o resultado obtido, conforme parâmetros abaixo:
A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, através do portal de transparência, torna púlblico a utilização de recursos oriundos de Emendas Parlamentares, recebidos das esferas: Municipal, Estadual, Federal, atendendo a Lesgislação aplicada para cada processo.