Indicação clínica: A vancomicina é um antibiótico glicopeptídeo complexo, que tem sido utilizado para tratar estafilococos produtores de penicilinase. É o fármaco de eleição utilizado no tratamento do Staphylococcus aureus resistente í meticilina e a antibióticos beta lactâmicos relacionados assim como no tratamento de infecçíµes gram-positivas graves, nos casos de alergia a penicilina ou cefalosporina. A vancomicina é também utilizada no tratamento da enterocolite induzida por antibióticos associada a clostridium difficile e endocardite estreptocócica ou
enterocócica, sendo nesta última utilizada em conjunto com um aminoglicosídeo, quando a penicilina ou ampicilina não podem ser utilizadas. É necessário monitorizar os níveis séricos ou plasmáticos máximos e mínimos, devido aos possíveis efeitos secundários graves, incluindo ototoxicidade, nefrotoxicidade, flebite e neutropenia reversível.
Orientações gerais: O paciente deve apresentar o pedido médico, documento de identificação com foto e carteira do convênio. Informar sobre o uso de medicamentos, dosagem, data e hora da última dose.
Preparo: Jejum desejável de 4 horas (alimentar) ou conforme orientação médica.
Tipo material: Soro ou plasma (heparina)