Indicação clínica: O Alumínio (Al) é um elemento não essencial, então considerado tóxico,
porém de grande apreciação clínica como antiácido estomacal e como agente quelante de fosfato para pacientes em tratamento de diálise. As vias de absorção são: inalatória, oral, via dérmica e parenteral (principalmente em pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento de hemodiálise, devido í presença de alumínio nas soluçíµes). Os rins são a principal via de eliminação de alumínio derivado da ingestão. Os principais efeitos tóxicos do Al são no SNC e no metabolismo ósseo. O Ministério da Saúde define como critério de avaliação, que o alumínio deva ser monitorado pelo menos uma vez ao ano.
Orientações gerais: O paciente deve apresentar o pedido médico, documento de identificação com foto e carteira do convênio. Informar sobre o uso de medicamentos. Informar se o paciente faz hemodiálise.Informar se o paciente é exposto ocupacionalmente.
Preparo: Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções. Fazer higiene da genitalia com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato médio. Colher em frasco desmineralizado, preferencialmente no laboratório. Sendo a coleta feita em casa, trazer o material ao laboratório no prazo de no máximo 1 hora.
Tipo material: Urina recente