Indicação clínica: As mucopolissacaridoses são um grupo de doenças congênitas resultantes
de deficiência na degradação dos mucopolissacarídeos do tecido conjuntivo, podendo levar desde anormalidades na estrutura esquelética até retardo mental e morte.Excreção aumentada de mucopolissacarídeos ou glicosaminoglicanos ocorre nas mucopolissacaridoses (formas de doenças do depósito lisossomal). São um grupo de doenças congênitas resultantes da deficiência de enzimas responsáveis pela degradação dos mucopolissacarídeos do tecido conjuntivo. A pesquisa é um teste qualitativo de triagem com até 20% de falso-positivos. Na presença de resultados positivos ou de suspeita clínica com pesquisa negativa, provas quantitativas estão indicadas.
Orientações gerais: O paciente deve apresentar o pedido médico, documento de identificação com foto e carteira do convênio. Informar medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da ultima dose, volume total da urina e horário inicial e final da coleta.
Preparo: Coletar todo o volume de urina excretado durante todo o dia e noite (24 horas), desprezar a primeira urina do dia que começou, e coletar a primeira urina da manhã do dia seguinte. Refrigerar a amostra desde o inicio da coleta. Se criança até 10 anos, informar peso e altura.
Tipo material: Urina 24 horas