PROTEINA DE BENCE JONES

Indicação clínica: As proteí­nas de Bence-Jones são fragmentos, usualmente cadeias leves (Kappa e Lambda), de imunoglobulinas monoclonais (paraproteí­nas) que são filtradas no glomérulo. Na maioria dos casos é rapidamente depurada do plasma, podendo não ser detectada pela eletroforese. Cerca de 70% a 80% dos pacientes com mieloma múltiplo apresentam proteí­na de Bence-Jones na eletroferese de urina. A ocorrência de proteinúria de Bence-Jones é mais comum no mieloma secretor de imunoglobulina monoclonal tipo IgD. Também encontra-se presente em 20% dos casos de Macroglobulinemia de Waldenstrom. Pode ainda ser encontrada na amiloidose, plasmocitoma solitário, Sí­ndrome POEMS (neuropatia periférica, organomegalias, deficiência endócrina, gamopatia monoclonal, pigmentação da pele, lesíµes ósseas esclerosantes), doença das cadeias pesadas, Sí­ndrome de Fanconi, linfomas, sarcomas e leucemia linfóide crônica
Orientações gerais: O paciente deve apresentar o pedido médico, documento de identificação com foto e carteira do convênio. Informar medicamentos em uso, volume total da urina, e horário inicial e final da coleta.
Preparo: Coletar todo o volume de urina excretado durante todo o dia e noite (24 horas), desprezar a primeira urina do dia que começou, e coletar a primeira urina da manhã do dia seguinte. Refrigerar a amostra desde o inicio da coleta. Se criança até 10 anos, informar peso e altura.
Tipo material: Urina 24 horas


« Ver todos


Icone newsletter Entre emContato

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo