Indicação clínica: A serotonina é uma substância chamada de neurotransmissor existe em nosso cérebro e, como tal, serve para conduzir a transmissão de uma célula nervosa (neurônio) para outra. Baixos níveis de serotonina estão relacionados a etiologia da depressão, alteração do sono,
alteraçíµes comportamentais (agressividade, irritabilidade) e uma séria de outros problemas
emocionais, enquanto níveis elevados estão relacionados a tumores carcinoides, síndromes
serotonérgicas, Síndrome, de "dumping", obstrução intestinal aguda, fibrose cística, infarto agudo do miocárdio, espru não tropical. Um certo número de alimentos, como bananas, tomates, chocolate são ricos no precursor da serotonina, o triptofano. Outras açíµes como sexo e tomar sol fazem liberar serotonina.
Orientações gerais: O paciente deve apresentar o pedido médico, documento de identificação com foto e carteira do convênio. O paciente deverá permanecer 24 horas sem ingerir os alimentos relacionados, pois estes interferem no resultado: abacate, ameixa, banana, berinjela, chocolate, frutos secos, mexilhões, nozes, pickles, tomate. Informar sobre o uso de medicamentos. Informar volume urinário, horário inicial e final da coleta, medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da última dose.
Preparo: Coletar todo o volume de urina excretado durante todo o dia e noite (24 horas), desprezar a primeira urina do dia que começou, e coletar a primeira urina da manhã do dia seguinte. Refrigerar a amostra desde o inicio da coleta. Se criança até 10 anos, informar peso e altura.
Tipo material: Urina 24 horas