Indicação clínica: É o principal cátion extracelular. Os sais de sódio são os principais determinantes da osmolaridade celular. Alguns fatores regulam a homeostasia do balanço do sódio, tais como, aldosterona e hormônio antidiurético. O teste é útil na avaliação dos distúrbios hidroeletrolíticos. As principais causas de aumento são o uso de diuréticos, dieta rica em sal, secreção inadequada de ADH e doença de Addison. As causas de diminuição são síndrome nefrótica, necrose tubular, dieta pobre em sódio e síndrome de cushing.
Orientações gerais: O paciente deve apresentar o pedido médico, documento de identificação com foto e carteira do convênio. Informar sobre o uso de medicamentos.
Preparo: Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções. Fazer higiene da genitalia com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato médio. Sendo a coleta feita em casa, trazer o material ao laboratório no prazo de no máximo 1 hora.
Tipo material: Urina recente