05/04
05/04/2021
Nos dias 17 e 19 de março a Hemodinâmica da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora realizou procedimentos cardíacos inéditos no hospital em pacientes de 90 e 87 anos, respectivamente. Ambos estavam com complicações em suas válvulas aórticas já implantadas e para o tratamento foi utilizado método valve-in-valve, que consiste na instalação de uma prótese cardíaca dentro de outra já existente.
O tratamento usual de realizar uma nova operação para substituição das biopróteses aórticas com disfunção possui considerável risco de mortalidade, sendo, em alguns casos, contraindicada. O valve-in-valve é uma alternativa menos invasiva e com ótimo desfecho.
“A primeira paciente estava internada em franca insuficiência cardíaca devido a ruptura de um dos folhetos de sua válvula implantada cirurgicamente em São Paulo em 2004”, lembra o médico cardiointervencionista Dr. Leônidas Alvarenga, responsável pelo procedimento.
A cirurgia foi realizada em parceria com médicos de São Paulo. Do corpo clínico da Santa Casa, participaram os anestesistas Marcelo Salgado e Flávio Martins, o cirurgião cardíaco Antônio Augusto Motta, e os cardiointervencionistas Fábio Sandoli de Britto e Alexandre Abzaid do Incor e hospital Sírio Libanês de São Paulo. A paciente recebeu alta 72 horas depois do procedimento.
Já o segundo paciente apresentava episódios de síncope devido a degeneração de válvula aórtica implantada cirurgicamente em 2009. A cirurgia foi feita pela equipe da Santa Casa – anestesistas Victor Conde e Flavio Martins, além de Dr. Leônidas e Dr. Antônio Augusto - e teve excelente desfecho; o paciente teve alta cem cinco dias.
“Interessante foi tratar a válvula aórtica já tratada cirurgicamente por cateter nestes dois pacientes muito graves”, destaca Dr. Leônidas. “Tivemos uma importante participação da equipe de enfermagem e da equipe do CTI Cirúrgico. A estrutura física e de recursos humanos da Santa Casa foi muito elogiada pela equipe de São Paulo”.
Dr. Leônidas Alvarenga
Hemodinâmica figura entre as mais modernas
A Hemodinâmica da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, reinaugurada em outubro de 2013, proporciona aos pacientes do SUS e convênios uma das infraestruturas mais completas e sofisticadas do país. Possui com duas salas e sete leitos.
O setor conta com equipamentos de última geração que apresentam, com rapidez e precisão, em 2D e 3D, imagens totalmente digitalizadas e de alta resolução, fundamentais tanto em procedimentos cardíacos quanto em vasculares. “Esses novos equipamentos produzem a mais alta qualidade em imagem e riqueza em detalhes, que permitem tratamentos mais adequados com segurança, rapidez nos procedimentos e conforto para o paciente”, destaca o presidente da Santa Casa, Dr. Renato Loures.