20/12
Três médicos do Serviço de Transplante da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora foram eleitos para cargos na Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) na gestão 2022 a 2023. Dr. Gustavo Fernandes Ferreira, nefrologista e coordenador do Serviço, elegeu-se para presidente; Dr. Gláucio Souza, cirurgião, será membro do Departamento de Transplante de Pâncreas da ABTO; e Dra. Juliana Bastos, nefrologista, participará do Departamento de Ética em Transplante da Associação.
Para Dr. Gustavo, sua missão como presidente da ABTO pelos próximos dois anos será retomar toda atividade de transplante no Brasil e na Santa Casa aos números anteriores à pandemia. “Precisamos de voltar a oferecer aos que tanto precisam maior oportunidade de continuar vivendo. Seguramente este é o cargo mais importante da minha carreira profissional”.
No Departamento de Transplante de Pâncreas, Dr. Gláucio Souza irá participar das atividades técnico-cientificas e de políticas para o desenvolvimento do Transplante de pâncreas no Brasil. “Isso também é ótimo para a Santa Casa pois vai nos permitir estar mais próximo daquilo que ocorrer sobre transplante de pâncreas no cenário nacional”, afirma.
Já para Dra. Juliana Bastos “a participação na atividade científica da ABTO propicia a discussão de temas relacionados ao transplante no âmbito nacional, ajudando no desenvolvimento da atividade de transplantes em todo país e na Santa Casa.”