Agosto Dourado: a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável do bebê

Olá, queridas mães e famílias! Sou a pediatra Maria Zélia, coordenadora do serviço de apoio ao aleitamento materno na Santa Casa, um hospital amigo da criança que valoriza a importância do leite materno para o desenvolvimento saudável dos bebês. Dentro da campanha mundial “Agosto Dourado”, vamos falar sobre a relevância do aleitamento materno e como a comunidade pode apoiar as mães que trabalham fora durante esse período tão especial.

Hospital Amigo da Criança: valorizando a Hora Ouro

Aqui na Santa Casa, somos um “Hospital Amigo da Criança”, o que significa que incentivamos e apoiamos a amamentação desde o primeiro momento de vida do bebê, a chamada “Hora Ouro”. Todos os profissionais da equipe hospitalar trabalham para que a criança saia daqui sendo amamentada e que continue recebendo o leite materno como nutrição exclusiva até o sexto mês de vida, e, se possível, permanecer também com a amamentação até os dois anos de idade. O leite materno é um alimento insubstituível, fornecendo tudo que a criança precisa para crescer saudável e feliz.

Agosto Dourado e a Semana Mundial do Aleitamento Materno

O mês de agosto é especialmente dedicado a reforçar a importância do aleitamento materno. O termo “dourado” vem da referência ao “padrão ouro” que é o leite materno para o bebê. A primeira semana de agosto é conhecida como a “Semana Mundial do Aleitamento Materno”. Neste ano de 2023, o tema central da campanha é “Os Pais que Trabalham Fora”.

Antigamente, os protagonistas da amamentação eram apenas a mãe e o bebê. Hoje, sabemos que a família como um todo desempenha um papel importante nesse processo. Por isso, queremos envolver todos: governo, sistema de saúde e comunidade para apoiar as mães que trabalham fora. A facilidade para que as mães possam retirar e armazenar o leite materno é medida fundamental para garantir o aleitamento materno exclusivo nos primeiros meses de vida.

Um Alimento Insubstituível

O leite materno é único e insubstituível. Ele fornece os nutrientes necessários para o crescimento saudável do bebê, além de promover o fortalecimento do sistema imunológico e estabelecer um vínculo especial entre mãe e filho. Fórmulas e outras alternativas podem tentar imitar suas propriedades, mas não alcançam a perfeição do leite materno.

Neste Agosto Dourado, vamos nos unir em prol do aleitamento materno, apoiando as mães que trabalham fora e promovendo a conscientização sobre a importância desse alimento valioso para a saúde e o bem-estar dos nossos bebês. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir um futuro mais saudável para as novas gerações!