Transformando a Assistência Médica com Inteligência Artificial

Eunice Dantas, Eduardo Borato, Marco Aurélio Meirelles e Aroldo Coriolano

A Santa Casa de Juiz de Fora tem o prazer de anunciar uma nova era na assistência médica com a adoção bem-sucedida da inteligência artificial (IA) em seus serviços de saúde. Esta inovação marca um avanço significativo na melhoria dos cuidados aos pacientes e no aprimoramento da eficiência operacional da instituição.

A implantação da IA na Santa Casa de Juiz de Fora é resultado de uma iniciativa da gerência de Tecnologia da Informação e uma colaboração pioneira com a Dr. Mobile, uma empresa líder em soluções tecnológicas para saúde. O marco dessa parceria é a integração do Chat GPT, uma ferramenta revolucionária que gera resumos de prontuários de forma rápida e precisa, ao sistema de prontuário eletrônico (PEP) da Instituição.

Este avanço tecnológico já está demonstrando resultados tangíveis, como exemplificado pelo recente caso de uma paciente admitida na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após ser encontrada em crise convulsiva na rua, trazida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e desacompanhada. “Graças à IA, a equipe médica teve acesso instantâneo ao histórico clínico completo da paciente, permitindo intervenções rápidas e informadas, mesmo na ausência de informações iniciais detalhadas” explica o coordenador da UTI, o cardiologista Eduardo Borato.

"Estamos orgulhosos em sermos pioneiros nessa revolução na assistência médica em Juiz de Fora", afirma a doutora Eunice Caldas de Figueiredo Dantas. "A inteligência artificial está se tornando uma aliada poderosa para nossos profissionais de saúde, fornecendo insights valiosos e agilizando os processos de atendimento, garantindo assim cuidados mais eficazes e personalizados para nossos pacientes”, explica o gerente de T.I, Marco Aurélio Meirelles.

“Para a Dr. Mobile é uma honra poder participar desse projeto que vai beneficiar os pacientes da Santa Casa de Juiz de Fora, estamos muito animados com tudo o que ainda vem pela frente, pretendemos colaborar e tornar a Santa Casa referência na utilização de IA generativa no cenário nacional”, enfatiza Aroldo Coriolano, CEO da Dr. Mobile.

Os benefícios dessa tecnologia são diversos e incluem:

·        Facilitação do Início do Atendimento: Os resumos gerados pela IA proporcionam uma visão clara e concisa do histórico do paciente, permitindo que os médicos iniciem o cuidado com informações essenciais de forma rápida e eficiente.

·        Otimização do Tempo: Com a automação na geração de resumos, os profissionais de saúde podem dedicar mais tempo à análise clínica e ao cuidado direto com os pacientes, melhorando a qualidade do atendimento.

·        Integração sem Identificação: A privacidade e segurança dos dados dos pacientes são garantidas, pois o sistema não inclui informações de identificação nos resumos.

·        Este lançamento representa apenas o primeiro passo em uma jornada contínua de inovação na Santa Casa de Juiz de Fora. A instituição está comprometida em continuar explorando novas tecnologias e iniciativas para oferecer cuidados de saúde excepcionais à comunidade.