07/02
DÊ UM TEMPO NO REFRIGERANTE!
O refrigerante é uma bebida que aparece com frequência na mesa dos brasileiros, seja em aniversários, na hora do lanche ou durante o almoço. Mas a bebida pode prejudicar muito a saúde de quem o consome em excesso? Que tal dar uma folga para o refrigerante e abrir espaço para os sucos e para a água?
Porque trocar?
O gás do refrigerante dilata o estômago e prejudica a digestão. Por isso não é recomendado consumi-lo durante as refeições. O excesso de açúcar (atenção, diabéticos e pré dispostos a doença!) e sódio presentes na fórmula também são outros ingredientes vilões. Além deles, a cafeína, responsável pela dilatações dos vasos sanguíneos, excitação e liberação de adrenalina, causa o aumento da pressão arterial.
As versões “diet” e “zero” possuem substâncias que imitam o açúcar, fazendo com que o organismo compreenda que a glicose está sendo absorvida. Mas essa sensação dura pouco tempo e o corpo acaba pedindo por mais açúcar logo logo. Veja na imagem a relação da quantidade de açúcar presente nas garrafas de 600ml e 35oml.
Não existe uma dose ideal recomendada pelos médicos (na verdade, o ideal seria não beber!). Mas em um ponto todos concordam: beber todos os dias grandes quantidades não dá. A ingestão de calorias inúteis leva ao aumento de peso e a doenças que vão causar restrições alimentares ainda maiores no futuro. Beba mais suco, água de coco, água. Exercite a criatividade e varie. Sua saúde agradece!
Para saber mais sobre como manter sua saúde em dia? Acesse www.vidaplasc.com.br.