Evento marca inauguração do Sistema de Aquecimento Solar

No dia 1º de março, última sexta-feira, o maior sistema de aquecimento solar da América Latina foi inaugurado na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. Cerca de 400 pessoas entre autoridades, como o deputado estadual Marcus Pestana e vice-prefeito Sérgio Rodrigues, colaboradores da Santa Casa e membros do corpo clínico da Instituição prestigiaram o evento, que aconteceu no Salão Nobre do Hospital.

O presidente da Santa Casa, Dr. Renato Villela Loures, ressaltou a importância da utilização correta de energia. “A Santa Casa, que possui 1.800 colaboradores, 750 médicos, 508 leitos, sendo 315 leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e mantém sua preocupação com a sustentabilidade de uma energia limpa”.

Atendendo, por mês, aproximadamente, 10.700 pacientes, 1.700 internações e 1.200 cirurgias, a Santa Casa reduzirá os gastos anuais em mais de R$ 600 mil reais, pois além de diminuir 30% o consumo de energia elétrica, o volume de óleo utilizado na caldeira cairá em torno de 40%.

De acordo com o presidente da Cemig, Dr. Djalma Bastos de Morais, “(...) o investimento no sistema de aquecimento solar que estamos inaugurando hoje na Santa Casa, é algo inédito em todo o Estado, no que se diz respeito à eficiência energética. São R$ 2 milhões de reais, o que mais do que duplica os recursos já aplicados pelo Energia Inteligente em Juiz de Fora, no prazo de dois anos (...)”. Segundo Dr. Djalma, “(...) se, no início do século passado, a Santa Casa realizou apenas algumas poucas centenas de cirurgias, hoje são mais de 18 mil cirurgias em apenas um ano”.

Satisfeito com a concretização do projeto, o presidente da Santa Casa cita os planos futuros da Instituição. “O sistema implantado, vem ao encontro da nova visão, que é de sermos reconhecidos pela excelência em gestão de saúde até o final deste ano”.

Através do Programa Energia Inteligente (EI), a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, em parceria com o Governo de Minas Gerais, instalou na Santa Casa um sistema de aquecimento solar de 1.270 m² de placas coletoras e 10 reservatórios com capacidade para armazenar 66 mil litros de água quente. Para que o projeto beneficiasse não só a instituição, mas também a sociedade, o investimento totalizou R$ 2 milhões de reais.

Fotos: Aline Bastos, Aelson Amaral e Wolmer Monteiro