31/05
No dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Em razão disso, a Santa Casa de Misericórdia, dando continuidade ao Programa de Prevenção e Tratamento do Tabagismo, fará atividades educativas relacionadas ao tema.
Na terça-feira, de 09h as 16h, em uma tenda montada no jardim do Hospital, alunos da Escola de Enfermagem e acadêmicos de medicina fornecerão informações sobre os males causados pelo tabaco, além de oferecer aferição de pressão arterial.
No mesmo dia, às 10h, o Dr. José Maria Domith fará uma palestra no Salão Nobre da Santa Casa. O tema é voltado para o tabagismo na juventude, que desafia as autoridades ligadas à educação, prevenção e comercialização do tabaco. As vagas são limitadas. Interessados, devem ligar para o telefone (32) 3229-2380 e realizar inscrição.
Essas atividades visão atender os princípios que norteiam a Instituição no que se refere a atitudes de vida saudável e prevenção de doenças. Para o cardiologista e coordenador do programa, Dr. José Maria Domith, “o tabagismo é uma epidemia do mundo moderno provocando a morte de quatro milhões de pessoas pelas doenças tabaco dependentes. O Brasil atualmente é o 2º maior produtor de tabaco do mundo e o 4º maior exportador. O Ministério da Saúde, através do INCA, promove ações efetivas para o controle e tratamento das doenças causadas pelo tabaco”, completa.
Através do programa “Santa Casa Sem Tabaco”, com apoio do programa Vida Saudável Plasc, o Hospital realiza campanhas educativas para prevenção e tratamento do tabagismo há sete anos.