03/10
O funcionário da cozinha José Ronaldo Braz impediu um princípio de incêndio em seu local de trabalho. Ele conta o que aconteceu: “Alguém passou e sem querer esbarrou na fritadeira e a ligou, o que causou o princípio de incêndio”, lembra. Prontamente, José Roberto procurou o extintor correto – “Tinha que ser um específico pra óleo” - e impediu que um acidente acontecesse.
Ele ganhou elogios de todos os colegas: “Ele foi muito proativo, se ele não tivesse sido rápido poderíamos ter tido um transtorno maior”, diz a nutricionista RT, Dayse Siqueira.
José Ronaldo soube solucionar o problema porque fez o curso de Brigadista da Santa Casa há cerca de três anos. “Eu lembrei que tinha feito o treinamento da Brigada e lá, uma simulação, o que me ajudou manter a calma e saber o que fazer”.
Para saber agir rápido e com calma em situações como esta, o SESMT e o bombeiro civil Arthur Costa sempre estão convidando colaboradores para fazerem parte da Brigada da Santa Casa. O curso tem 20h de duração com treinamento e simulados de primeiros socorros, combate a incêndio e desocupação de áreas.
O bombeiro civil Arthur Costa destaca a importância da Brigada: “diante de um risco, a primeira ação é fundamental para que a situação não se agrave até que o socorro chegue e os brigadistas estão preparados para esta primeira ação”, destaca.
Quem tiver interesse em participar da Brigada pode procurar o bombeiro Arthur no SESMT. Novas turmas abrem de quatro em quatro meses e o curso tem validade de dois anos. Ex-brigadistas também podem fazer reciclagem.