20/07

Colaborador da Santa Casa, Francisco, fica em 4º lugar no ranking nacional

 

 *Natália Arruda

 

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) é o órgão responsável pela organização dos eventos e representação dos atletas de ciclismo no Brasil. Dentro dessa Confederação existem Federações como a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro que organiza o Campeonato Carioca de ciclismo, na modalidade de estrada e acontece todo ano no mês de junho. Esse ano aconteceu nos dias 11 e 12 de junho em Campos – RJ. José Francisco da Silva Serdeira, colaborador do departamento financeiro da Santa Casa é um exemplo de atleta e participa efetivamente dos campeonatos.

 

Todo atleta federado pode participar e para ser filiado, é preciso se inscrever na Federação. Basta pagar uma taxa anual e a pessoa pode se inscrever em qualquer período do ano. Nesse último campeonato, Francisco teve as seguintes colocações: 10º no contra-relógio (11/06) e 12º no circuito (12/06). Houve uma prova no dia 19/06 de montanha em Itaipava - RJ, mas ele não participou, pois estava doente, não marcando pontos nesta etapa. Atualmente, ele está aguardando o fechamento da pontuação pela Federação do Rio de Janeiro (onde está filiado). Francisco está em 15º lugar geral somando as duas provas.

 

Francisco atualmente está filiado no Rio de Janeiro, pois a Federação de lá, oferece mais provas na região, os centros estão mais próximos. Ele explica que se filiou no estado vizinho, mas é possível se filiar em qualquer lugar desde que fique dois anos sem estar vinculado em qualquer Federação. Para transferir, tem que pagar uma taxa. Para ele, a Federação na qual ele participa é muito bem organizada. A administração está sempre disponível e todos são atenciosos.

 

Atualmente, está acontecendo no Rio de Janeiro a Copa das Cidades e a pontuação vale também para a Confederação Brasileira de Ciclismo. A última etapa seria no dia 31 de julho no RJ, mas será adiada face ao encerramento da volta ciclística internacional do estado, que acontecerá neste dia, sendo a 2ª maior do país.

 

Um pouco sobre Francisco no Ciclismo

 

Francisco começou a pedalar quando criança. Sempre gostou de bicicleta e aos 19 anos começou a correr profissionalmente. Ao todo são quase 30 anos pedalando. Sempre praticou vários tipos de esportes, mas se encontrou nesse e defende “É um fator disciplinador na minha vida. Disciplina, respeito e saúde são fundamentais para mim”.

 

Francisco é da faixa 40 a 49 anos na prova promocional. Na Confederação Brasileira, ele vai competir com atletas de 45 a 49, que acredita ser justo para subir no pódio. Atualmente, ele está em 18º lugar. E a agenda não para, ele tem prova para disputar no dia 06 de agosto em Campos - RJ e o Campeonato Brasileiro nos dias 03 e 04 de setembro em São João da Barra - RJ. Na prova do dia 03, os ciclistas irão correr 8,5 km na do dia 04, prova de estrada tem 75 km.

 

O ciclista, diz que tem muito apoio da família e da Instituição, “agradeço ao Plasc e Santa Casa, porque sempre tive apoio, tenho o plano de saúde Plasc gratuito que reverte em investimento no ciclismo, funciona como um tipo de patrocínio. Isso é fundamental, além do que, é uma proteção, pois estou seguro se eu sofrer algum tipo de acidente e em qualquer lugar.”

 

O ciclista faz treino particular de 2ª a 5ª na bicicleta e academia, estendendo se preciso para o sábado e domingo e ainda brinca que dá conta dos serviços domésticos e compensa a esposa sempre que tem tempo livre.

 

 

 

Galeria de imagens

 
 

Outras Novidades


Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo