11/07
O Dia do Homem é celebrado, no Brasil, dia 15 de julho. A data, que existe desde 1999, é um evento apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem o objetivo de conscientizar e melhorar a saúde dos homens.
Muitas doenças podem ser evitadas se os homens procurarem mais os serviços de saúde. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde apontou que 31% dos homens no país não têm hábito de ir ao médico, o que leva ao diagnóstico tardio.
Para alertar os colaboradores da Santa Casa, a Comissão de Humanização do hospital organiza nesta quinta, dia 12, às 15h30, um lanche especial, com palestra motivacional feita pelo diretor- secretário, Pe. José Leles e distribuição de material educativo sobre saúde masculina.
Cuide da sua saúde
Entre as doenças que acometem os homens e geram mais preocupação são os cânceres de próstata, testículo e pênis.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é a segunda maior causa de óbito oncológico nos homens. A orientação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que homens realizem os exames, pois a identificação precoce pode evitar o desenvolvimento da doença.
Já o câncer de testículo corresponde a 5% do total de casos de câncer entre homens. O câncer de pênis é um tumor que, se não for diagnosticado a tempo, pode ocasionar a amputação do órgão.