24/06
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Santa Casa, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), promoveu ações para conscientizar e combater a Dengue no hospital e no entorno.
No dia 30 de maio a supervisora de educação em saúde do Departamento de Vigilância Epidemiológica da PJF, Lívia Passarella Almeida, esteve na Santa Casa para palestra aos colaboradores sobre prevenção e sintomas da Dengue.
Já na semana seguinte, dia 4 de junho, membros da CIPA, acompanhados agentes de combate às endemias, fizeram patrulhamento no hospital para identificar pontos que podem se tornar focos do mosquito Aedes Aegypti. Parte do grupo também percorreu o entorno da Santa Casa orientando, com auxílio de material educativo, a comunidade sobre os cuidados necessários para combater a Dengue.
A partir da visita será montado um mapa de risco de arboviroses, com levantamento de áreas que potencialmente possam ser foco de Dengue para que seja desenvolvido um plano de ação e também sirva como uma orientação à equipe de Vigilância Epidemiológica quando estiver na Santa Casa. O hospital será a primeira empresa da cidade a ter este tipo de mapeamento.
Para Ana Rufino, presidente da CIPA, a informação é imprescindível no combate à Dengue. “Se cada um fizer a sua parte para evitar focos do mosquito e conscientizar familiares e vizinhos, não teremos tantos casos de Dengue”.