01/08
O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da Santa Casa de Juiz de Fora promove o II Fórum de Discussão da Sepse no dia 12 de setembro, a partir das 17h30 no Salão Nobre do hospital. Voltado para profissionais da saúde da instituição e da cidade, o encontro promove o debate e a troca de experiências no combate à infecção.
De acordo com o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS) a sepse é a principal causa de mortes nas unidades de terapia intensiva (UTI) e mata mais do que o infarto do miocárdio e do que alguns tipos de câncer. O Brasil tem uma das mais altas taxas de mortalidade do mundo pela sepse. Estima-se que 400 mil novos casos são diagnosticados por ano e 240 mil pessoas morrem anualmente.
A infectologista e coordenadora do SCIH da Santa Casa JF, Simone Lopes, explica que o risco sepse pode ser diminuído com “higiene adequada das mãos e cuidados com equipamentos médicos, a fim de prevenir infecções hospitalares. Manter bons hábitos de saúde e evitar a automedicação também podem ajudar na prevenção”.
Programação:
18h Abertura
Dr. Renato Villela Loures
Presidente da Santa Casa de Misericórdia Juiz de Fora
APRESENTAÇÃO DO SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR (SCIH)
Dra. Simone Lopes A. Pifano
Médica Coordenadora do SCIH da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora
19h Palestra
OS CUIDADOS DA SEPSE BACTERIANA E SEPSE FÚNGICA NO AMBIENTE HOSPITALAR
Palestrante Dr. Claudio Penido Campos Junior
Possui graduação em Medicina pela Universidade São Francisco (2000), Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2011) e Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP-Ribeirão Preto. Atualmente é médico assistente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP/Ribeirão Preto, coordenador do Serviço de Infectologia Hospitalar do Hospital Estadual Américo Brasiliense da FAEPA/HCFMRP-USP/Ribeirão Preto e Docente da Disciplina de Epidemiologia Clínica do Curso de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto/UNAERP. Tem experiência na área de ensino e medicina, com ênfase em Epidemiologia Hospitalar e Doenças Infecciosas.
20h30 Coquetel de encerramento
INSCRIÇÕES ENCERRADAS.
Outras informações, 3229-2286