Santa Casa orienta clientes sobre Corona vírus (Covid-19)

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora tem um comitê formado por médicos, enfermeiras e gestores que estão diariamente analisando e criando estratégias para enfrentamento do Covid- 19.

Nosso cliente não precisa entrar em pânico e deve adotar, para sua proteção, estes hábitos:

Higienizar as mãos com frequência: o álcool gel ou a higiene com água e sabão são eficazes para inativar o vírus;

Evitar tocar a boca, nariz e olhos, caso seja necessário higienize as mãos imediatamente antes e após o toque;

Utilizar a etiqueta respiratória: se for tossir ou espirrar use lenços de papel descartável , se não for possível, utilize braço para proteção da boca e nariz;

Evitar aglomerações e locais fechados;

Manter os ambientes higienizados em casa e no trabalho;

Não compartilhar objetos pessoais;

Não visitar seu amigo ou familiar no hospital caso você esteja com sintomas da doença.

A Santa Casa de Juiz de Fora estabeleceu protocolo para atendimento em casos suspeitos de infecção por Coronavírus, e seus profissionais, em especial os que atuam na Urgência e Emergência, estão treinados.

Clientes com tosse seca, desconforto respiratório e febre estão sendo atendidos na portaria do meio da Santa Casa (de frente para a avenida Rio Branco, depois da Ultrimagem). Lá serão atendidos prioritariamente. O paciente que necessitar de isolamento hospitalar será encaminhado para leito privativo destinado para o caso.

Pessoas que são usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar, primeiramente, as Unidades de Atenção Primária (UAPs) de sua comunidade.

É importante ressaltar que conforme portaria do Ministério da Saúde o isolamento para paciente com diagnóstico positivo deve ser determinado por médico e feito, preferencialmente, em domicílio.

Em breve disponibilizaremos uma linha telefônica com profissionais de saúde para que antes de vir ao hospital, você possa tirar suas dúvidas e checar a real necessidade de sair de casa.

Lembre-se, a melhor forma de conter a doença é adotando medidas de distanciamento social, portanto, #fiqueEmCasa!

ORIENTAÇÕES PARA CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS SEM NECESSIDADE DE INTERNAÇÃO

Permanecer em isolamento domiciliar voluntário (em casa) durante 14 dias a partir da data do início dos sintomas;

- Mantenha distância dos demais familiares;

- Mantenha o ambiente da sua casa com ventilação natural;

- Utilizar máscara descartável durante esse período, sendo trocadas quando estiverem úmidas;

- Não frequentar: escolas, trabalho, locais públicos, só sair de casa em situações de emergência;

- Cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir e espirrar.

- Higienizar as mãos frequentemente;

- Evitar tocar boca, olhos e nariz sem higienizar as mãos;

- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Galeria de vídeos