06/08
No dia 06 de agosto de 1854, nascia a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, primeira instituição de saúde da cidade. Há 166 anos, o hospital valoriza o tempo, sejam as décadas que trouxeram experiência, aprimoramento e excelência, sejam nos segundos decisivos que ajudaram a salvar tantas vidas.
Programação de aniversário
Para celebrar essa história de sucesso, preparamos uma programação de aniversário.
Em função da pandemia de coronavírus, os eventos que compõem a programação especial de aniversário serão realizados de forma remota, isto é, com transmissão ao vivo em nosso canal do Youtube: Santa Casa de Juiz de Fora.
06/08, às 20h – Missa em Ação de Graças
Celebração presidida pelo padre Leles.
08/08, às 15h - Dia da Família
Bate papo com endocrinologista sobre Alimentação das crianças durante a pandemia e Contação de Histórias.
11/08, às 18h - Benção da Nova Portaria
12 e 13/08, às 19h - Jornada Médica
Na XXII edição da Jornada Médica, desta vez, online, o tema discutido será a Covid-19.
Live no Youtube da Santa Casa com a participação da Dra. Amanda Francisco Martins / Santa Casa de São Paulo
*Programação sujeita a alteração.
Hospital de excelência
E esta grande história, de mais de um século e meio, é pautada em pioneirismo, tecnologia, grandes investimentos, humanização, qualidade e segurança. Ao aliar tradição, filantropia, modernização e qualidade no atendimento ao longo de sua trajetória, a Santa Casa tornou-se o maior hospital da Zona da Mata mineira. Hoje, atende uma região com 96 municípios da macrorregião sudoeste de Minas Gerais, que possui população de aproximadamente 2 milhões de pessoas.
A Instituição investe em infraestrutura, gestão da qualidade e segurança do paciente para oferecer mais efetividade no tratamento, conforto e acolhimento aos clientes. Com foco em enfrentar os desafios do dia a dia e manter estabilidade num momento de crise pela qual passam os hospitais filantrópicos do país.
Desde 2010 a Santa Casa dedica-se à Gestão da Qualidade, através da implementação de Planejamentos Estratégicos e aprimoramento da assistência com foco na segurança do paciente. Estas mudanças foram fundamentais nos processos de conquista das Acreditações ONA e Certificações ISO 9001.Hoje, o hospital possui ONA Excelência, o mais alto nível desta acreditação nacional, e ISO 9001:2015, versão mais atualizada da Certificação.
A Santa Casa ainda é certificada, desde 2013, como Hospital de Ensino, pelos Ministérios da Saúde e Educação, pela estrutura que oferece há mais de 50 anos para a formação de novos médicos residentes e Hospital Amigo da Criança desde 2009, sendo o primeiro hospital da cidade e região a receber esta certificação.
“Estas certificações significam que atendemos aos critérios de segurança, gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Porém, acima de tudo, contamos com profissionais humanos, engajados na causa de salvar vidas como se fossem membros de suas próprias famílias”, diz o médico e presidente licenciado, doutor Renato Loures. Para um futuro próximo, o hospital busca uma Certificação Internacional.
Referência em transplante
O primeiro transplante do hospital foi de rim, em 1983; desde então já são mais de mil órgãos transplantados. Em 2017, iniciou-se o programa de transplante de fígado e, no ano seguinte, de pâncreas.
Por conta desta trajetória, investimento e corpo clínico especializado, a Santa Casa se tornou referência em transplantes de órgãos em Minas Gerais. Conforme a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), é a instituição é o segundo maior polo transplantador do estado.
Plasc, a operadora de saúde
Destaque na história do hospital também está o Plasc, operadora de saúde da Santa Casa de Juiz de Fora, lançada em 1984. Além da cidade natal, o Plasc tem unidades em Santos Dumont, Lima Duarte e São João Nepomuceno e Rio Pomba.
Em 2011, fio inaugurado o Espaço Clínico Santa Casa Plasc Centro e em 2018, foi inaugurada a unidade em Benfica, para estar mais próximo dos beneficiários da Zona Norte.
Modernização
Nos últimos nove anos, vários espaços foram modernizados, a fim de oferecer sustentabilidade e conforto a pacientes e colaboradores. Com destaque estão o sistema de energia solar, instalado em 2011, com capacidade para armazenar 66 mil litros de água quente; e a nova Hemodinâmica, uma das mais completas e modernas do país.
Também foram reformadas a Central de Material Esterilizado, Unidade Coronariana, Endoscopia, apartamentos do 11º e 12º andares, com 55 apartamentos e a nova Neonatologia, ampliando de 16 para 30 leitos.
Agora, em 2020, a Santa Casa completa 166 anos de história, entrega novos leitos de UTI, dobrando sua capacidade e abre sua nova Portaria, com acessos que permitem, melhor fluxo e mais conforto, agilidade e segurança.