13/11
O Dia Mundial da Diabetes é comemorado em 14 de novembro e tem o objetivo de educar sobre a doença, a fim de preveni-la. Por isso, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) promovem a campanha “Novembro Diabetes Azul”.
Segundo o Atlas do Diabetes, publicado em 2019 pela Federação Internacional do Diabetes (IDF, sigla em inglês), 1 em cada 9 pessoas tem a doença, o que corresponde a 16,8 milhões de brasileiros. Assim, o Brasil ocupa a 5ª posição mundial. O Atlas também aponta que 1/3 das pessoas não são diagnosticadas e correm risco de ter complicações sérias.
O diabetes
Conforme SBD, a Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina (Tipo 1) – hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue - ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz (Tipo 2).
O Tipo 1 de diabetes concentra entre 5 e 10% do total de pessoas com a doença e aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Já o Tipo 2 acomete cerca de 90% das pessoas com diabetes. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar.
O tratamento pode exigir o uso de insulina e/ou outros medicamentos, além de planejamento alimentar. O médico da Santa Casa Dr. Luiz Antônio Avelar ressalta os cuidados que o diabético deve ter. “Temos que dar atenção aos pés, pois o Pé Diabético é uma complicação grave e de mal prognóstico. Ainda é importante ter cuidado com peso e alimentação, principalmente com açúcares e uso de medicação regular.”
Ele ainda destaca que a prevenção do diabetes envolve “uma alimentação saudável, com ausência de açúcar, atividade física regular e manutenção do peso ideal”, orienta.