22/12
A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora lamenta profundamente o falecimento do Dr. Juracy Neves, que foi provedor do hospital entre 1984 e 1993, sendo responsável por importantes melhorias na Instituição, entre elas, a criação do Plasc.
No ano de 1984 o Dr. Juracy Azevedo Neves aceita o desafio de assumir a provedoria da Santa Casa. Eleito pelo Egrégio Conselho em fevereiro daquele ano, tomou posse no dia 26 de abril. Convocou o professor Afonso Ribeiro da Cruz (secretário) e o Dr. Paulo Cesar Falce (tesoureiro) para a Provedoria.
Agregados pelo mesmo objetivo idealista e corajoso, juntaram seus esforços em favor da reversão da terrível realidade em que se encontrava a SC, envolvida pela dramaticidade conjuntural do país, que atravessa a tempo de crise, dificuldades, insegurança.
Dentre as inovações feitas por ele na Santa Casa JF, destacamos a criação do Plasc - Plano de Assistência Complementar de Saúde, em 1984. O modelo da operadora foi adotado pela Santa Casa de Belo Horizonte e apontada pelo presidente da Federassantas, na época, como salvação para hospitais filantrópicos.
Ele também criou a Unidade Coronariana do hospital. Durante sua gestão, a Santa Casa JF recebeu o título de melhor filantrópico do Brasil. Dr. Juracy entregou a Provedoria com pagamentos em dia, estoques satisfatórios, e salários e encargos em pontualidade. Sua última iniciativa foi restaurar a Capela Senhor dos Passos e a recuperação do conjunto arquitetônico da Fazenda da Tapera.
Muitos continuarão a escrever novos capítulos na história da Santa Casa e o dr. Juracy será sempre lembrado como quem se empenhou com vigor e determinação para que nossa Instituição alcançasse o apogeu de sua notoriedade e vanguarda, somos gratos.
Renato Loures, presidente da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora