24/10
De 23 a 25 de setembro aconteceu em Fortaleza o 71º Congresso Brasileiro de Cardiologia e os residentes de Clínica Médica e Cardiologia da Santa Casa marcaram presença apresentando trabalhos.
De acordo com o coordenador da residência de Clínica Médica da Santa Casa, doutor Sérgio Pontes, a escolha do residente se faz de acordo com o interesse de cada especialidade, e os trabalhos aprovados são submetidos às comissões científicas de cada evento. “A participação dos residentes nos Congressos impactam no conhecimento assistencial para com seus pacientes, e rende publicações que pontuam em seus currículos”, explica o coordenador.
Acompanhada pelo cardiologista Eduardo Borato e a infectologista Lena Márcia, a residente de Clínica Médica, Suzana Andressa, apresentou trabalho sobre “Síndrome de Takotsubo em pacientes com dengue”, ela ressaltou a importância de abordar o tema. "Levar esses casos a público estimula a realização de estudos estatísticos sobre o tema, facilitando o diagnóstico diferencial das complicações dos pacientes com dengue, possibilitando a instituição do tratamento apropriado de forma mais precoce”, explica a residente.
Dr. Sérgio Pontes ressalta o que o estudante deve avaliar ao escolher um hospital para fazer residência médica.“Ao optar por fazer a residência médica na Santa Casa o profissional tem a oportunidade de treinamento prático, com alicerce acadêmico em instituição tradicional reconhecida pelo MEC e com grande volume de serviço para aprendizado”.
A Santa Casa oferece Residência Médica em Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Endocrinologia e Metabologia, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria. E através de Portaria Interministerial, dos Ministérios da Saúde e Educação, número 1.635 de 6 agosto de 2013 a Santa Casa de Juiz de Fora é certificada como Hospital de Ensino. Este reconhecimento, pelos Ministérios, reafirma a tradição da Instituição na formação de profissionais da saúde.